Desejo proporcionar a todos os visitantes e aos alunos do Instituto de Educação Gastão Guimarães um espaço para divulgar o conhecimento histórico nas suas múltiplas linguagens (através da pintura, do vídeo, da poesia...) podendo, ainda, encontrar referências acerca da cultura afro-brasileira e africana.
Pesquisar este blog
terça-feira, 29 de março de 2011
Revolução Russa: Os Bolcheviques e os Mencheviques
Entre os opositores do Czarismo, destacaram-se varias agremiações político-ideológicas, tendo destaque o partido Social-Democrata(defensores dos princípios marxista), mas em 1903 este partido sofreu uma divisão: de um lado os bolcheviques e do outro os mencheviques.
Os Mencheviques (minoritários) - Marxistas
A origem do nome Mencheviques significa minoria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram menos votos Menshe = menos números. Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o Socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o Czarismo, liderada pela Duma, pleiteiando transformações progressivas da sociedade. Entre os seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.
Os Bolcheviques (majoritários) - Socialistas
A origem do nome Bolcheviques significa maioria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram mais votos Bolshe = maior números. Estes defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, daí o símbolo da bandeira que tem a foice representando os camponeses e o martelo representando os operários.
Tinha como principal líder e representante Lênin e apoiavam-se nos sovietes. Apesar disso, tanto os mencheviques como os bolcheviques continuavam a catalisar o crescente e generalizado descontentamento da população russa contra o czarismo.
Adaptado do texto de Fábbio Xavier- historianovaemfoco.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)