Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Educação, Mídias Sociais e Gerações Interativas

Educação, Mídias Sociais e Gerações Interativas

SLIDES DA AULA SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917



















Revolução Russa: Os Bolcheviques e os Mencheviques

Entre os opositores do Czarismo, destacaram-se varias agremiações político-ideológicas, tendo destaque o partido Social-Democrata(defensores dos princípios marxista), mas em 1903 este partido sofreu uma divisão: de um lado os bolcheviques e do outro os mencheviques.


Os Mencheviques (minoritários) - Marxistas

A origem do nome Mencheviques significa minoria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram menos votos Menshe = menos números. Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o Socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o Czarismo, liderada pela Duma, pleiteiando transformações progressivas da sociedade. Entre os seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.


Os Bolcheviques (majoritários) - Socialistas

A origem do nome Bolcheviques significa maioria, pois na hora da divisão estes foram os que tiveram mais votos Bolshe = maior números. Estes defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, daí o símbolo da bandeira que tem a foice representando os camponeses e o martelo representando os operários.


Tinha como principal líder e representante Lênin e apoiavam-se nos sovietes. Apesar disso, tanto os mencheviques como os bolcheviques continuavam a catalisar o crescente e generalizado descontentamento da população russa contra o czarismo.

Adaptado do texto de Fábbio Xavier- historianovaemfoco.blogspot.com